MINISTRANTES

 JEROEN VAN DE GRAAF

Jeroen van de Graaf. Mestre em Matemática pela Universiteit van Amsterdam (1985); Doutor em Informática pela Université de Montréal (1998). Desde março de 2011 trabalha no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais.  Por mais de três décadas, realizou pesquisas em protocolos criptográficos, com foco em privacidade e transparência. Interessa-se particularmente por privacidade incondicional, incluindo tópicos como: eleições e redes de misturadores; criptografia quântica; autenticação baseada na reconciliação do sinal; blockchain e criptomoedas etc.

Um dos poucos especialistas em criptografia no Brasil. Trabalhou com pessoas conceituadas com H.W. Lenstra Jr, David Chaum, Rene Peralta, Gilles Brassard e Claude Crépeau.

Faz parte da pós-graduação do DCC-UFMG e tem index-h = 16, segundo Google-Scholar, com total superior a duas mil citações ao seus trabalhos. Faz pesquisa em protocolos eleitorais, fazendo parte do seleto grupo de pessoas atuando nessa área, interagindo frequentemente com pesquisadores internacionais como David Chaum, Peter Ryan, Alejandro Hevia, Olivier Perreira e outros.

Capacidade acadêmica comprovada em explicar assuntos complicados em termos simples. Opta por explicar os princípios básicos com o mínimo de jargão, buzzwords ou siglas incompreensíveis.

Lattes


 

ROBERTO VASCONCELOS NOVAES

Roberto Vasconcelos Novaes é bacharel, mestre e doutor em Direito pela UFMG. Atualmente, é Professor Adjunto na mesma instituição. Na Faculdade de Direito, participou ativamente do movimento estudantil e foi presidente do Centro Acadêmico Afonso Pena. Realizou aperfeiçoamento em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. É professor universitário desde 2002, tendo lecionado Empreendedorismo, Filosofia do Direito, História, Direito Romano, Sociologia, Hermenêutica Jurídica e IED.

Scrum Master Certificado e desenvolvedor autodidata, tem experiência em métodos ágeis, gestão de projetos, softwares livres, bancos de dados relacionais e Python. Foi Coordenador de Sistemas e Inovação no Marcelo Tostes Advogados, escritório no qual avaliou e mentorou Legaltechs e coordenou equipes de desenvolvimento de softwares jurídicos. Participou de diversos programas de empreendedorismo e startups como competidor e mentor, tais como SW, SW Comunidades, SW Women, StartupU, FiemgLab, Global Legal Hackaton e Artemísia Labs. Membro da Association for Computing Machinery desde 2009, é atualmente Diretor de Tecnologia do IDEA – Instituto de Direito e Inteligência Artificial.