SOBRE O CURSO

Foto - whynotcommk

O foco da disciplina é empresarial, não é financeiro. Este curso se dirige a não-especialistas como advogados, juízes, médicos, jornalistas, dentistas, arquitetos e quaisquer outras áreas do conhecimento. O objetivo é proporcionar uma visão global das tecnologias blockchain, bitcoin, criptomoedas, fin tech, junto com suas possíveis aplicações, incluindo também implicações jurídicas. Esse curso é voltado a executivos (gerentes, advogados, empresários, etc). Ou seja, o curso se dirige a profissionais em posições estratégicas e destaca os paradigmas e conceitos tecnológicos, sem necessidade de conhecimentos técnicos.


PRÉ-REQUISITO

Curso superior. Nenhum conhecimento específico em matemática ou computação é necessário.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Entender o conceito da tecnologia blockchain; a distinção entre blockchain e um banco de dados convencional e suas possíveis aplicações. (Jeroen van de Graaf)

2) Entender a essência da tecnologia bitcoin, separação entre bitcoin e blockchain, o aspecto econômico que incentiva os mineradores a manter o blockchain funcionando e explicar se bitcoin é dinheiro ou não. (Jeroen van de Graaf)

3) Entender o que é a tecnologia ethereum, smart contracts, distributed apps e aplicações. (Jeroen van de Graaf)

4) Entender o mecanismo de financiamento deste tipo de projetos: crowdfunding, ICOs e altcoins; diferença entre criptomoedas e ações de uma empresa; discutir metodologia para avaliar altcoins. Entender o que é fin tech, alto inteligencia artificial e big data, além das possíveis implicações da combinação de todas essas novas tecnologias no mundo financeiro. (Jeroen van de Graaf)

5) Entender os aspectos jurídicos: regulamentação das criptomoedas: discussões no Brasil e iniciativas pioneiras no mundo; autenticidade descentralizada – possível obsolescência dos cartórios; Decentralized Autonomous Organizations, Smart Contracts e o ordenamento jurídico brasileiro. (Roberto Novaes)


PROGRAMAÇÃO

O curso será ministrado em 05 módulos.