Foto - hibusiness.ca

 9 BENEFÍCIOS E 7 DESAFIOS DA TECNOLOGIA DE BLOCKCHAIN

 

Conhecido principalmente por ser o esteio do universo das criptomoedas como o Bitcoin, o Blockchain é uma das tecnologias mais quentes e intrigantes no mercado. Desde 2013, as pesquisas do Google por “Blockchain” aumentaram 1900%. Semelhante ao surgimento da Internet, o Blockchain já é apontado por empreendedores, empresas iniciantes, investidores e organizações globais com o potencial de realmente revolucionar vários setores e tornar os processos mais democráticos, seguros, transparentes e eficientes. Já explicamos o porquê aqui.

Entretanto, diante de toda essa efervescência, quais seriam os benefícios e desafios mais importantes associados à implementação da tecnologia Blockchain hoje? Compilamos uma lista abaixo, confira!


9 BENEFÍCIOS

  • Desintermediação

Duas partes podem fazer uma troca sem a supervisão ou intermediação de um terceiro, reduzindo ou até mesmo eliminando o risco de contraparte.

  • Usuários empoderados

Os usuários estão no controle de todas as suas informações e transações.

  • Dados de alta qualidade

Os dados de Blockchain são completos, consistentes, oportunos, precisos e amplamente disponíveis a toda a rede, gerando autoridade entre as partes descentralizadas.

  • Durabilidade, confiabilidade e longevidade

Devido às redes descentralizadas, o Blockchain não possui um ponto central de falha, mais resistente aos ataques maliciosos, hackers e tentativas de fraudes.

  • Integridade do processo

Os usuários podem confiar que as transações serão executadas exatamente como os comandos do protocolo, removendo a necessidade de um terceiro confiável.

  • Transparência e imutabilidade

As alterações nos Blockchains públicos são visíveis publicamente por todas as partes, fomentando relações de transparência, uma vez que todas as transações são imutáveis, o que significa que não podem ser alteradas ou excluídas uma vez submetidas.

  • Simplificação do ecossistema

Com todas as transações sendo adicionadas a um único ledger público, ele reduz a desordem e as complicações de vários ledgers individualizados.

  • Transações mais rápidas

Transações interbancárias podem levar dias para compensação e liquidação final, especialmente fora do horário de trabalho. Transações de Blockchain podem reduzir o tempo de transação para minutos e são processadas 24/7.

  • Custos de transação mais baixos

Ao eliminar intermediários – geralmente um banco –  e custos indiretos para a troca de ativos, permitindo transações peer-to-peer e business-to-business, os Blockchains têm o potencial de reduzir significativamente as taxas de transação para o usuário ou para as empresas ao longo do tempo.


7 DESAFIOS

  • Tecnologia nascente

Resolver desafios como velocidade de transação, processo de verificação e limites de dados será crucial para tornar o Blockchain amplamente aplicável.

  • Status regulatório incerto

Como as moedas modernas sempre foram criadas e reguladas pelos governos nacionais, Blockchain e Bitcoin enfrentam um obstáculo na adoção generalizada de instituições financeiras pré-existentes, caso seu status de regulamentação governamental permaneça instável.

  • Grande consumo de energia

Os mineradores da rede Blockchain do Bitcoin estão tentando 450 trilhões de soluções por segundo, em esforços para validar as transações, usando quantidades substanciais de energia do computador.

  • Controle, segurança e privacidade

Embora existam soluções, incluindo Blockchains privados ou autorizados e criptografia forte, ainda há preocupações com a segurança cibernética que precisam ser resolvidas antes que o público em geral confie seus dados pessoais a uma solução Blockchain.

  • Preocupações de integração

Os aplicativos Blockchain oferecem soluções que exigem mudanças significativas ou substituam os sistemas existentes. Para fazer a mudança, as empresas devem criar estratégias específicas para essa transição.

  • Adoção cultural

Blockchain representa uma mudança completa para uma rede descentralizada que requer a aceitação de seus usuários e operadores. O mundo ainda não está completamente à vontade com esse conceito.

  • Custo

Blockchain oferece uma enorme economia nos custos de transação e no tempo, mas os altos custos iniciais de capital podem ser um impedimento.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *